Realizamos análises com a elaboração de súmula de classificação de riscos, aplicáveis em tîtulos do agronegócio - Cédulas do Produto Rural - CPR`s Físicas e Financeiras, Notas Promissórias Rurais - NPR`s e Duplicatas Rurais - DR`s, Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio enttre outros; com a atribuição do AgroRating, para os segmentos pecuário, agrícola e mercantil; para os financiamentos rurais.
Portifólio de Serviços
1 - Gestão e Análise de Risco com a Projeção e Classificação de Exposição e Riscos empresariais e dos indicadores econômicos - financeiros de pessoas físicas e jurídicas (Bancos, Securitizadoras, Trading`s e Empresas de Insumos Agropecuários) das atividades rurais e industriais.
2 - Realização de Laudos de Avaliação – Valuation.
3 - Montagem e elaboração de Banco de Dados – carteira de recebíveis do cliente, com a gestão de risco de carteiras.
4 - Elaboração de Análises e Sinopses Setoriais do Agronegócio.
5 - Emissão de Laudos de Acompanhamento de Lavouras com classificação de Risco.
6 - Análise de dados e informações em sistemas open source da web voltados para mitigação de Risco.
Em novos Projetos, não há como garantir cem por cento de resultados plenos, pois no momento da definição dos riscos, não podemos antecipar as garantias do rrsultado futuro, desta forma temos que mitigar ao máximo os riscos, pois não existe como garantir cem por cento dos acertos; desta forma não há como ter sucesso ou êxito nos projetos sem assumir riscos.
Isto impõe uma gestão e monitoramento de informação dos riscos, pois quem detem a informação detem a possibilidade de sucesso no crédito.
Tema: O papel do Rating na avaliação e classificação de riscos aplicados nos novos títulos do agronegócio.
Dissertação apresentada: 21/09/2009 - Unisal - Americana/SP
Mestre em Administração: Flávio Palagi Siqueira
A economia brasileira passa por rápidas mudanças nos últimos anos; os mercados financeiros estão focados cada vez mais em uma boa análise e gestão de risco de crédito. Novos conceitos, idéias, ações, negócios surgem a toda hora. Palavras-chave como custos, eficiência, gestão de riscos de crédito impõem–se como regras básicas para a sobrevivência das organizações nos mercados globais, altamente técnicos, padronizados e competitivos; procuram-se de todas as formas possíveis, a minimização dos riscos, custos e a maximização dos resultados econômicos e financeiros. O processo de gestão de risco do crédito na organização financeira e produção agropecuária está sendo revisto; isto é uma questão aberta, no atual contexto, em que uma série de formas e modelos implementados de mensuração de risco nos créditos pelas organizações financeiras e de produção agropecuária precisa de novas impressões. O objetivo deste trabalho é mostrar o papel do Rating na análise e na classificação de riscos, aplicados nos novos títulos do agronegócio. Admitimos como hipótese a idéia de que os novos títulos do agronegócio reduzem a exposição ao risco inerente ao processo de crédito e financiamento. Isto pode gerar efeitos positivos no curto, médio e longo prazos, como a captação de recursos financeiros com riscos e custos mais baixos para o sistema financeiro, empresas e produtores ligados ao agronegócio no Brasil. Os novos títulos do agronegócio, regulamentados por meio do Decreto-Lei 11.076, desde 2.005, estão sendo utilizados em diversas cadeias produtivas agropecuárias, dentro de uma visão sistêmica adotada pelo segmento econômico-financeiro e de produção. O resultado de uma boa gestão de riscos sobre os novos títulos do agronegócio pode reduzir as incertezas da não ocorrência dos retornos esperados; pois o conceito de risco pode ser definido e entendido como uma incerteza, uma probabilidade da ocorrência de fatos, fora do previsto ou esperado. O acordo da Basiléia prevê que os ativos financeiros, gerados por títulos de crédito, dentro do Sistema Financeiro, devem ser analisados e classificados através do Rating de forma obrigatoriamente, por ocasião de sua colocação pública.
Palavras - Chave: Gestão de riscos, Rating, Novos títulos, Agronegócio.
| Siqueira, Flávio Palagi |
S63p | O papel do Rating na avaliação e classificação de riscos aplicados nos novos títulos do agronegócio. Flávio Palagi Siqueira. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2009. |
| 120 f. |
| Dissertação (Mestrado em Administração). UNISAL – SP. |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Frazão Silva. |
| inclui bibliografia. |
| 1. Gestão de riscos. 2. Rating. 3. Novos títulos. 4. Agronegócios. I. Títulos |
CDD – 658.152 |
Catalogação elaborada por Terezinha Aparecida Galassi Antonio.
Bibliotecária do Centro UNISAL – UE – Americana – CRB-8/2606